Conhecendo um pouco mais sobre os Hidrolatos
HIDROLATOS
O hidrolato é a água resultante do processo de destilação de plantas para obtenção de óleo essencial. Sendo assim, para identificar um hidrolato é necessário observar três pontos essenciais: a presença exclusivamente de ingredientes naturais, a utilização de plantas como matéria-prima e o processo de extração.
Ele pode ser confundido com outros produtos como água perfumada, água floral e hidrossol, que podem conter ingredientes sintéticos e não ter o mesmo valor terapêutico do hidrolato, que é definido pelo seu método de produção.
O hidrolato não é a simples mistura do óleo essencial com água — é formado por componentes hidrossolúveis, moléculas de óleo essencial e fluido da planta matriz durante a destilação.
Essa água, que antigamente era jogada fora, tem diversas propriedades terapêuticas e substâncias aromáticas. Seus benefícios estão sendo explorados pelas indústrias de cosméticos, perfumaria, alimentos e aromaterapia.
Os hidrolatos, também conhecidos como “água floral” ou hidrossol”, possuem substâncias de reconhecidas propriedades terapêuticas e curativas. É obtido a partir do processo de destilação para extração dos óleos essenciais das plantas. Esse processo consiste em submeter o material vegetal (folhas, flores, sementes, raízes, etc.) à ação de vapor d’água. Após a condensação, por possuir densidade diferente, o óleo essencial flutua na superfície do Hidrolato e é dele separado. Os hidrolatos são, portanto, produtos obtidos de forma natural, solúveis em água e com os mesmos componentes voláteis da planta que o originou. Suas fragrâncias são muito parecidas com a do óleo essencial. Um Hidrolato pode ser diluído em partes maiores e ainda ser efetivo. Ele apresenta pH levemente ácido, na faixa de 5-6, tornando o meio pouco propício ao desenvolvimento de bactérias.

Como usar
Os hidrolatos tem a proporção de 0,002% de concentração de óleo essencial, mas têm as mesmas propriedades terapêutica destes e seu uso se torna mais simples. Basta borrifar, sem preocupação, o líquido sobre a pele e esperar os resultados. Os hidrolatos contêm propriedades hidratantes, tonificantes e refrescantes. Podem ser usados para cuidados com o corpo, em máscaras de beleza e estética, banhos aromáticos, escalda-pés e também servem como aromatizadores de ambiente e saunas. Quando usamos no difusor, criam uma atmosfera que fortalece a imunidade e melhora a respiração.
Para que suas propriedades sejam conservadas, deve ser mantido em local fresco e bem fechado e sua única contraindicação é para não ser ingerido sem orientação profissional.

Qual a função do Hidrolato?
Por conterem os nutrientes extraídos diretamente dos vegetais, os hidrolatos possuem propriedades hidratantes, tonificantes e refrescantes. Eles podem ser usados para cuidados com corpo ou rosto, em máscaras de beleza e estética, banhos aromáticos, escalda-pés e também servem como aromatizadores de ambiente.
Processo de destilação
O processo de destilação vai separar o hidrolato, que contém as substâncias solúveis em água da planta, do óleo essencial. Essa técnica pode ocorrer por meio de hidrodestilação ou destilação a vapor.
A hidrodestilação é o processo mais artesanal, em que o material vegetal é mergulhado na água a uma temperatura inferior, evitando a perda de substâncias sensíveis à temperatura. Depois que a água entra em ebulição, o vapor vai para um condensador e os subprodutos são separados. É um processo mais lento e com menos rendimento.
Já a destilação a vapor é o método mais utilizado, em que o material vegetal é submetido à ação do vapor d’água criado em caldeiras. O vapor atravessa a matéria-prima e vai até o condensador, onde o óleo essencial e o hidrolato retomam a forma líquida. Depois os dois são segregados no separador.
Mas qual é a diferença entre hidrolato e óleo essencial? Entenda a seguir.
Diferença entre hidrolato e óleo essencial
A grande diferença entre eles é a concentração de cada um —uma gota de óleo essencial equivale a 25 xícaras de chá da planta e uma colher de sopa de hidrolato corresponde a 15 xícaras de chá da planta.
O óleo essencial é um produto natural, mas por possuir propriedades muito concentradas e aroma intenso, possui algumas contraindicações. Ele tem o potencial de irritar os tecidos, causando sensibilização. Além disso, seu uso não é seguro para crianças, gestantes e idosos.
Já o hidrolato possui propriedades diluídas e o aroma é menos intenso, podendo ser aplicado diretamente na pele. Pode ser utilizado em primeiros socorros para cortes, arranhões e feridas.
O hidrolato segue o mesmo princípio da homeopatia e é mais indicado para situações de sensibilidade, como para o uso em crianças, idosos e gestantes. É, portanto, mais seguro, fácil de usar e suave do que o óleo essencial.
Outra diferença entre eles está relacionada ao prazo de validade. Enquanto o óleo essencial tem uma vida útil longa, podendo durar muitos anos, os hidrolatos possuem uma vida útil curta. Eles são extremamente suscetíveis às condições do processo de destilação e de armazenamento e manuseio. Dependendo do tipo de planta e do pH, podem durar aproximadamente um ano.
Entenda logo após as formas de uso dos hidrolatos.
Formas de uso
Os hidrolatos podem ser utilizados de três formas: aplicação na pele, inalação e ingestão*
Seu uso tópico é o mais difundido, devido suas propriedades cosméticas. É indicado para a limpeza, hidratação e tonificação da pele. Pode ser usado como spray, máscara, loção, compressa, etc.
Os hidrolatos também podem ser utilizados na aromaterapia. São indicados para fortalecer a imunidade, melhorar a respiração, relaxar o corpo e a mente, por exemplo. Podem ser usados por meio de difusores, vaporização, banhos aromáticos e aromatizadores de ambiente.
A ingestão de hidrolatos também é uma forma comum de consumo, porém no Brasil não é apoiada pela Anvisa. O hidrolato de rosa, por exemplo, é utilizado há muito tempo na culinária indiana e marroquina.
Conheça nossos Hidrolatos produzidos artesanalmente 100% orgânicos certificados
HIDROLATO ALECRIM 140ML
É um forte antioxidante, utilizado como estimulante físico e mental. Pode ser adicionado a shampoos, condicionadores e máscaras capilares para incentivar o crescimento e brilho. É também um tônico perfeito para pele oleosa e acne.
O Hidrolato de Alecrim é muito popular na aromaterapia por aquecer, estimular e restaurar a energia vital. É um excelente revigorante e tônico geral do organismo. É útil para combater a acne, celulite e flacidez, pois é um ótimo adstringente, tonificante e aglutinante.
HIDROLATO CAPIM LIMÃO 140ml
É adstringente e estimulante da circulação. Pode ser usado para diminuir a oleosidade da pele e do couro cabeludo. Possui aroma forte de limão o que o torna um ótimo óleo refrescante e desodorizante de ambiente.
Reduz cansaço físico e o cansaço mental, aumenta a concentração, ajuda a ter mais criatividade, melhora a clareza mental, fortalece a intuição, ajuda no discernimento, é antidepressivo, bom para combater a insônia, libera raiva, libera emoções contidas, relaxa, acalma e seda, acalma a mente de crianças agitadas.
HIDROLATO CITRONELA 140ml
É utilizado como repelente de insetos, para refrescar o corpo e também como cicatrizante de picadas de insetos, aliviando ardor e coceiras. Produz alívio para dores reumáticas. Por ter propriedades calmantes é indicado para nervosismo, ansiedade e agitação.
O Hidrolato de Citronela possui propriedade antimicrobiana, fungicida e terapêutica para dores reumáticas. Excelente para proteger até o seu pet pois pode ser usado em coleiras ou borrifar no animalzinho de estimação após o banho, afastando pulgas, carrapatos e mosquitos. Ideal para borrifar também em pias e ambientes para afastar insetos.
HDROLATO ERVA BALEEIRA 140ml
Anti-inflamatório e analgésico;
– Relaxa a musculatura, trazendo alívio e conforto;
– Alivia dores causadas por artrite, reumatismo, torções, ferimentos externos;
– Na geoterapia (argila) tem suas propriedades potencializadas, garantindo ótimos resultados;
– Combinado com argila verde é perfeito para o tratamento de articulações e músculos.
HIDROLATO DE GERÂNIO 140ml
É um eficiente desodorante; antidepressivo e relaxante dos nervos. Tem efeito equilibrador particularmente e no nível hormonal do corpo; harmonizando o período menstrual e a menopausa. Ideal para peles sensíveis e ressecadas.
Auxiliam em estados de TPM e menopausa. Dentre as suas propriedades ele é regulador hormonal, antidepressivo, anticancerígeno, antisséptico, anti-inflamatório, antidiabético. Indicado para queimaduras, eczema, dermatites, descamações, caspa, úlceras e rachaduras. Atua como rejuvenescedor da pele

HIDROLATO LAVANDA 140ml
É utilizado como indutor do sono. Pode ser utilizado para perfumar a roupa, inclusive roupa de cama, antes de passar, como também ser borrifado no travesseiro antes de dormir para relaxar o corpo e a mente. Usar em fórmulas adequadas para diluir shampoos e argilas faciais para todos os tipos de pele, na hidratação facial de peles sensíveis e ressecadas e também para pele oleosa.
HIDROLATO MELALEUCA 140ml
É indicado para todos os tipos de pele, principalmente oleosas e com acne. É um poderoso antisséptico, fungicida e bactericida, um excelente auxiliar da podologia nos tratos com micose em geral. Promove alivio para dificuldades respiratórias, picadas de insetos, ajudando a tratar feridas, cortes e queimaduras.
Copyright © 2022 Todos os Direitos Reservados aresdabocaina.com.br